terça-feira, 16 de outubro de 2012

Por que e como criar um blog?!

Agora vamos dar início a um tipo de postagem um tanto incomum aqui no blog, até mesmo porque eu nem sou tão experiente assim na área, mas o caso é: recebi um e-mail de uma das seguidoras daqui do NinhaPaz, e ela tinha dúvidas sobre como criar um blog, pois já tinha feito vários e eles nunca dão certo. Não é sobre hospedagem, códigos e tal, mas sim sobre como seguir sustentando as suas postagens e conteúdo. Então vou falar um pouquinho do acho e de como foi comigo.


Não vou tomar muito tempo de seja lá quem estiver lendo. Mas acho que se você pretende criar ou já tem um blog ou site, deve ao menos dar uma olhada no texto a seguir e quem sabe deixar um comentário, seja para concordar ou para retrucar um pouco com o que eu disser. Então vamos lá!


Para mim, a regra mais importante quando se vai criar um blog é estar ciente de que ele vai e "deve" transparecer sua imagem, afinal, você não é aquela Fulaninha que tem aquele blog super fofo, ou o Ciclaninho que tem aquele site super style. Você é você! Tudo o que fala, ou melhor, escreve, é um modo de expressar o que tem em mente. Independente do motivo, se é você que vai escrever as postagens, então não importa se elas são aquelas com textos imensos, ou aquelas com poucas palavras (que eu costumo fazer muito), elas vão ao mínimo mostrar a sua opinião sobre as coisas, mostrar o que você gosta, o que você costuma assistir ou escutar, o que você acha legal e as vezes falar até mesmo do que achou chato, e o por que disso. Então antes de tudo meu amigo, você tem que ao ter um ideia, mesmo que superficial do que o seu blog será. - Isso pode levar um tempinho, mas você tem que fazer por sí só, eu mesma adiei a criação do NinhaPaz algumas vezes, até que certo dia eu pensei: é isso! - Depois desse pontapé inicial, as coisas começam a caminhar.

E não se preocupe, isso não quer dizer que você tem que saber exatamente como vai ser, que tem que ser assim para sempre e que não se pode mudar. Nossos interesses também mudam ao longo do tempo, porque o que está ao nosso redor muda, e não importa o quão confiante e cheio de sí uma pessoa é, somos altamente influenciados pelo meio. Tem muita coisa que só percebemos quando colocamos uma idéia em prática, a teoria sempre parece mais fácil que a realidade. Mas não adianta largar tudo só porque parece difícil demais, se sua persistência é tão fraca assim, é melhor nem começar. Nós vamos nos adaptando, percebendo que fazer de um jeito é melhor do que fazer de outro e com o tempo entendemos o rumo que queremos tomar. Quem acompanha o meu blog desde o começo, pode perceber que ele já está um tanto diferente de quanto era e tenho certeza que ele ainda irá mudar aqui e acolá, mas a essência ainda será a mesma, porque não importa o quanto eu mude, no fundo sempre serei eu mesma! (Filosofei?!) - É alguém poder chegar e dizer: "eu achei isso a sua cara!". - Isso demonstra que você tem um identidade.

Ah! Nada acontece de repente! Inclusive as visitas, elas não aumentam simplesmente da noite para o dia. Se   as pessoas entram pela primeira vez no seu blog e veem que tem algo bom, elas voltam para ver mais daquilo que "você" está mostrando e do jeito que está sendo mostrado, os visitantes começam a se identificar com o conteúdo e confiar nas coisas que você escreve. Mas não pense que é tudo tão mágico assim, se você simplesmente repete o que milhares de blogs falam, o contrário também acontece, e dificilmente conseguirá fazer com o seu vá efetivamente para frente. - Mais uma vez citando meu exemplo: não faz tanto tempo assim que eu comecei a ter um número considerável de visitas diárias, e sei muito bem que ainda não se comparam com os números de outros que fazem mais sucesso na área, mas um dia chego lá! - As coisas não acontecem sozinhas, você tem que fazer acontecer! Lembro bem que minhas primeiras parcerias foram em sites que eu já visitava e me identificava, então no começo eu ia lá e pedia, porque um blog grande não vai simplesmente chegar para um que está iniciando e pedir. Claro que mesmo a essa altura, eu não sou lá o melhor exemplo de blog existente, mas fico feliz por agora receber mais pedidos do que fazer. Me alegro até mesmo quando ganho um seguidor novo, isso mostra que estou sendo reconhecida, mesmo que aos poucos.

Tudo bem, o que falei até agora não foi para desencorajar ninguém! Ter um blog também não é uma coisa do outro mundo. O melhor é poder conhecer mais sobre diversos assuntos (É! O tal do blogueiro é um eterno estudante!), saber que também existem outras pessoas que gostam das mesmas coisas que nós e poder discutir livremente com elas; Ter um lugar para se expressar, colocar a boca no trombone sem que ninguém te diga como é, seja para mostrar uma besteira ou para falar de um assunto mais sério. - Ter um blog é as vezes ter que treinar a paciência com certas coisas, é as vezes morrer de rir com algum comentário. É compartilhar e receber ao mesmo tempo; É ter força de vontade, mas principalmente prazer!

14 comentários:

  1. Ninha-chan, a única coisa que tenho pra dizer é, você falou tudo! Poucas pessoas sabem exatamente do que se consiste um blog e que nada daquilo surge do dia pra noite, que tudo tem lá seus "altos e baixos", conseguir visitas é algo meio complicado, fazer com que as pessoas se identifiquem com o conteúdo que você disponibiliza também é complicado, na verdade acho que tudo é meio complicado, mas depende tudo da sua boa vontade, cativar pessoas é meio difícil, mas com o tempo tudo da certo. Sem contar a parte que você também quer se agradar, afinal, a primeira pessoa que você quer agradar é você mesma!
    A sua explicação foi bem detalhada, gostei bastante! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, acho mesmo que a parte de nos agradarmos é fundamental. Claro que não pensamos só em nós quando fazemos as postagens, mas ter prazer em fazer aquilo é sempre importante. Porque se você faz de qualquer jeito as pessoas também notam neah! ;)

      Excluir
  2. Ótimo texto Nina, olha só não passei por essa fase de criar vários blogs, o meu deu certo de primeira justamente por eu ter esse espirito de começar algo e não no meio do caminho e pelos leitores aceitarem minhas ideias malucas por assim dizer eu sei que entrei num ramo complicado aonde blogs individuais feitos por garotas tem um maior sucesso do que os feitos por garotos para garotos é pior nesse ramo tem um certo "preconceito" por boa parte das pessoas, o ponto chave eu acho é você ser você mesmo em cada postagem criada.
    Você disse tudo certinho nessa postagem gostei de lê-la eu sempre que posso leio seus posts até os mais antigos ^^.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não é a primeira vez que você me chama de "Nina" e não de "Ninha". rsrs! É de propósito? Isso não é um crítica, só uma observação viu! rsrs!

      Bom, já ouvi falar muito que as meninas tem mais sorte nesse ramo, embora não acredite muito nisso. Acho que é duro para ambos. :P

      Os leitores aceitarem nossas idéias malucas é o melhor do que você disse. kkk! Mas é bem isso mesmo, mostra que não é só nós que somos doidos assim, só que somos doidos que mostram a cara! kkk!

      Excluir
  3. Grande texto Onee-san, você realmente descreveu a essência que qualquer blogueiro deve ter. Eu já fui administrador e dono de dois blogs, um que falavam sobre tecnologia e outro que falava sobre Pangya, um jogo online com personagens que lembram muito animes. Eu postava apenas notícias, mas sem falar nada sobre minha opinião, algo que de maneira nenhuma pode acontecer, então em vez de me dar prazer, começou a ser apenas algo muito ruim que acabei deixando de lado. Agora eu comecei com o canal no Youtube, que parece que tem mais haver comigo. Apesar de ser um pouco mais trabalhoso e precisar mais de tempo, eu tenho prazer em fazer vídeos comentados. E realmente, todos que criam algo desse gênero, que é voltado para o público, de cara espera mais visitas e visitas. Eu sei como é isso, pois eu já passei e ainda passo. Você falou em relação dos seguidores, eu lembro quando eu conheci o blog e comparando com o agora, minha imagem já está sumindo daquele quadrinho. Isso realmente traz uma felicidade grande, porque você vê que seu trabalho não está sendo em vão. Comigo acontece de cada pessoa nova inscrita no meu canal, eu acabar dando um pulo de alegria e assim dando forças para continuar. E outro ponto positivo é encontrar pessoas que os mesmos gostos que você, onde você pode trocar ideias e bater um bom papo, não é Onee-san!!! ( ^^ )

    Bom, para quem está começando agora, Boa Sorte e não desista e para a Onee-san, que continue assim, com essa personalidade e esse blog tão bom que da vontade de passar o dia inteiro nele. Com certeza não demorará muito para que NinhaPaz esteja entre os mais acessados da categoria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, encontrar pessoas com os mesmo gostos, ou até mesmo com gostos diferentes neah! Afinal se todo mundo fosse igual o mundo ia ser um desgraça. huahuahuahua! Você sabe do que estou falando, nós mesmo temos muitas divergências, o que não é motivo para brigas e sim para mais e mais conversas! :D

      Excluir
    2. Com certeza Onee-san! Quando você falou eu imaginei um mundo onde todos queriam ser a mesma coisa como médicos ou jogadores de futebol! ( LOL ) O caos que não seria! ( rsrsrs )

      Realmente, eu gosto de conversar com você, com o Fellipe, com o Heverton, porque assim sempre vemos pontos de vista novos e diferentes que os seus! E como você falou, acabam resultando em ótimas e longas conversas!!! ( Que bom que isso acontece!!! )

      Excluir
  4. Olá!! Primeira vez visitando aqui. Depois agradeça ao Netoin! xD

    Muito legal isso que você falou. Tenho um blog à 3 anos e posso dizer que não é fácil. A concorrência é muito grande e é um caminho difícil de ser percorrido. Nesse tempo já vi meu blog bombar, já vi ele cair e acredite, já pensei em desistir dele. E felizmente isso não aconteceu.

    Espero poder ler outros post aqui. Até mais

    http://naty-land.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty, seja bem vinda! rsrs!

      Semp temos os autos e baixos, uns dias com muitas visitas, outros mais calmos, mas continuar com coragem para seguir em frente é sempre muito importante.

      E agradecerei ao Carlírio sim! Devo essa e muitas outras para ele, e ele sabe bem que sou agradecida por tudo que ele tem feito por mim e pelo meu blog! ;)

      Excluir
  5. Osu! Parabéns por esse belo texto, gostei e me identifiquei bastante com ele, apesar de não fazer sucesso, o MangaBá me deixa muito feliz, mesmo que seja com poucas visitas ou nem um comentário, se tivesse desistido no começo eu não teria feito amizades que dificilmente faria em outra ocasião, como você disse(não com essas palavras) blogar é uma maneira de conhecer novas pessoas através de sua opinião e gosto.
    Você já teve esse pensamento? "Meus posts estão melhorando!"
    É isso ja ne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haaaaaai! Sei exatamente qual é essa sensação, as vezes olho meus textos antigos e penso como eles eram estranhos. Aí, fico feliz por perceber que estou melhorando nisso! ;)

      Excluir
  6. Exatamente,o blogging deve ser algo prazeroso.
    O engraçado é que o meu blog deveria ter crescido bem mais. Só que ele regrediu um pouco porque mudei de plataforma,depois voltei pra original.O bom é que eu descobri quem era meu leitor de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu nunca mudei de plataforma, não porque teria trabalho ou algo do tipo, mas porque realmente gosto da do blogger, entre as gratuitas, acho que é a que me sinto mais livre em mexer nos códigos e tal.


      Mas isso que você falou, sobre saber quem são seus leitores, faz todo o sentido. Aqueles que te seguem para onde você for, são os que realmente apreciam seus textos.

      Excluir
  7. Eu criei um fórum, na expectativa das pessoas o acessarem, mas não foi bem o esperado hehe :D Mas ainda esta de pé, estou tentando parcerias com alguns sites de anime, e estou adicionando conteúdo aos poucos!

    ResponderExcluir

"Hazukashii Serifu Kinshi!" ~
"Comentários Embaraçosos Estão Proibidos!"
[Aika S. Granzchesta - Aria Series]

Educação não se limita ao dia a dia apenas com as pessoas que nós conhecemos, na internet também se deve ter cuidado!

Serão apagados todos os comentários considerados pejorativos ou irrelevantes. Então comportem-se crianças e os crescidinhos também!