domingo, 22 de janeiro de 2012

Tsuru – Você Sabe o Significado?

O Tsuru (cegonha) é a dobradura de papel (Origami / o japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") mais conhecida no mundo, mesmo quem não conhece de cultura japonesa com certeza já deve ter visto alguns por aí!

Mas você sabe o que o Tsuru significa? Esse pássaro de extrema beleza é sagrado na cultura asiática, segundo suas crenças, tem uma expectativa de vida de cerca de mill anos. Toda essa vitalidade e exuberância simbolizam a juventude e longevidade de vida, trás paz e felicidade, sendo assim um ave da “sorte”. Também existe a lenda de que se você fizer 1000 tsurus mentalizando um desejo, ele será realizado (de cabeça eu não me lembro o nome agora, mas já ví isso em alguns animes, tipo, levar vários tsurus para uma pessoa que está doente desejando a cura da mesma.)

Eu sempre achei lindo a história do Tsuru, o que eu disse acima não é quase nada, para quem quiser realmente entender mais do assunto, eu aconselho muito a dar uma olhada neste post do Mundo Nipo, a “Lenda das Mil Penas” e a história do “memorial erguido para Sadako” são muito interessantes.

Abaixo uma foto (ficou meio ruim porque está de noite) do Tsuru que eu acabei de fazer, utilizei papel sulfite branco de tamanho A4 e gramatura 75.

DSC04171

Quem quiser fazer um também, pode seguir as instruções desta imagem ou fazer como esse vídeo (eu fiz pelo vídeo, seguir a imagem é complicado demais):

Fontes: Mundo Nipo / Como Fazer Origami

Um comentário:

  1. EU ACHO LINDO O TSURU, POIS ALÉM DE SER UMA FORMA LINDA, TEM UM SIGNIFICADO BELÍSSIMO, PROFUNDO!
    GOSTO DE FAZER PARA PRESENTEAR AS PESSOAS E ESTOU FAZENDO VÁRIOS COLORIDOS PARA A FESTA DE ANIVERSÁRIO DE MINHA SOBRINHA, QUE AMA ANIMES E CULTURA JAPONESA!

    ResponderExcluir

"Hazukashii Serifu Kinshi!" ~
"Comentários Embaraçosos Estão Proibidos!"
[Aika S. Granzchesta - Aria Series]

Educação não se limita ao dia a dia apenas com as pessoas que nós conhecemos, na internet também se deve ter cuidado!

Serão apagados todos os comentários considerados pejorativos ou irrelevantes. Então comportem-se crianças e os crescidinhos também!